Por: Doutor Sidónio Serpa
Desporto e Jovens
No último Congresso Internacional de Psicologia da Criança e do Adolescente, realizado em Lisboa, o programa foi muito rico e dedicado a diversas temáticas relevantes para o desenvolvimento da criança e dos jovens, trndo incluido uma sessão submetida ao tema a psicologia do desporto no cuidar da criança e do adolescente na qual foram conferencistas os psicólogos António Rosado, Paulo Sousa e Túlia Cabrita, o que revela a importância reconhecida ao desporto pela sociedade em geral e pelo mundo académico em particular.
A imagem pública da psicologia do desporto tem estado muito associada à resolução de problemas psicológicos que o atleta possa ter e, por outro lado ao treino dos recursos psicológicos dos praticantes no sentido de optimizar o seu desenvolvimento.
O tema relativo ao desporto, discutido no congresso, pretendeu explorar uma outra óptica que vê na actividade desportiva uma missão de contribuir para um crescimento psicossocial e equilibrado dos jovens, sem necessariamente visar o caminho do rendimento competitivo. É tão-só, o enquadramento social bem gerido pelos professores e treinadores, bem como a vivência dos desafios relativos às tarefas desportivas que se tornam estimulantes da maturidade e equilíbrio psicológico dos jovens com efeito, por exemplo, na auto-estima, na autoconfiança em condições gerais da vida, nas competências sociais necessárias à adaptação ao mundo, etc.
Os técnicos do desporto e da psicologia têm aqui um campo de trabalho de elevada nobreza focado no processo de educação de crianças e jovens. Curiosamente, a sessão dedicada à psicologia seguiu-se a uma outra sobre a saúde dos adolescentes e o contexto familiar, o que estimula a ideia de que o desporto tende a ser o local de verdadeiro suporte e crescimento dos jovens cujas famílias vão abdicando da função de gerar equilíbrio e segurança afectiva dos seus filhos. Numa época em que os adultos, influenciados pela sociedade que fomenta o egoísmo, centrando-se no prazer e sucesso pessoal, perderam a noção de serviços aos outros, incluindo o primado da felicidade dos seus filhos sobre o do bem-estar dos adultos, o desporto pode ocupar um lugar central no desenvolvimento psicológico dos jovens.
Sem comentários:
Enviar um comentário